Criar um Site Grátis Fantástico
LIBERDADE

Está se sentindo sem Liberdade?

O princípio das dificuldades do ser humano é acreditar que não tenha alguma coisas. Nesse caso, da liberdade, o pensamento de que não se é livre e que gostaria de ser livre é altamente revelador. Tudo o que conhecemos, nós temos dentro de nós e basta conhecer para que possamos produzir o que temos como nossa realidade.

O pensamento de não ter liberdade é o fator responsável por você não ter verdadeiramente a liberdade que tanto quer. Quem define seu nível de aprisionamento ou de liberdade é você, mas isso poucos sabem.

Temos como realidade aquilo que cremos. E será sempre assim, nunca poderá ser diferente, para ninguém no universo inteiro. Quando creio em alguma condição eu mesmo determino para a minha estrutura psicológica para que eu tenha esse sentimento de não ser livre.

A primeira consequência disso é que você mesma se comportará como uma pessoa que não concede liberdade para ninguém porque você sente que não tem. E como doar se você não tem? É impossível. 

Quem reclama de não ter liberdade, de não ser livre, quem diz que gostaria de ter liberdade é seguramente alguém que aprisiona, alguém que controla, alguém que manda os outros fazerem, que gosta de determinar como devem ser as coisas. Tudo tem que ser do jeito dela.

a lei máxima da vida para qualquer pessoa é essa: você tem que ser o que você quer ser, isso quer dizer que você tem que dar liberdade para os outros para que se sinta livre, sem isso você continuará sempre tendo o sentimento de não ter liberdade.

Nós não temos nada para querer o que nós temos é para ser, somente sendo alguém que dá liberdade provamos que temos liberdade e que podemos nos comportar livremente. Para que eu tenha o sentimento de liberdade é preciso que eu "dê liberdade". Isso é tudo. e não há outra forma de se construir o direito à própria liberdade.

 

Dar para receber essa é a lei. Quem dá liberdade revela ter em si essa energia e pode aplicá-la nas suas atitudes e pode senti-la porque a tem e porque a usa. Uma das coisas que mais as pessoas querem na vida é ter liberdade para fazerem o que quiserem, na hora em que quiserem.

As regras da vida, entretanto não são assim, para ser livre você tem apenas que dar liberdade, porque ela já está dentro de você e você não a pode sentir porque pensa que não a tem. No entanto basta uma ação na qual você dá liberdade para alguém e você a pode sentir em si.

Não se deve pensar que não se têm e que se precisa de liberdade. é como disse, dê liberdade e a terá. Nada mais é necessário. E quando alguém quer tolher, servir de empecilho, bloquear, impedir ou ser contra uma atitude, ou uma ação dessa pessoa ela esperneia.

E isso acontece com qualquer um porque é assim que reagimos, nos debatemos, nos revoltamos, discutimos, brigamos e queremos romper com essa situação ou pessoa de qualquer jeito. Na nossa visão ninguém pode tirar a nossa liberdade e, para defendermos a nossa liberdade somos capazes de pôr fim a um casamento, sair do emprego, sair de casa, abandonar uma escola e coisas semelhantes.

Liberdade é um sentimento de se poder fazer o que quiser, quando quiser, como quiser e sempre que quiser? Não liberdade é fazer tudo quanto não fira a liberdade ou o direito do outro, é fazer tudo quanto não corrompa as ideias naturais, é fazer tudo quanto mantenha o respeito pelo outro. Nessa condição qualquer ação é realmente um ato de liberdade. A liberdade humana é ainda, uma liberdade vigiada, pois o homem é limitado por seu corpo físico e por causa dele não pode fazer muitas coisas, no entanto mesmo não podendo fazer tudo, como ser humano, por ter um corpo limitado ele não se sente prisioneiro.

Quero falar de um sentimento de liberdade com restrições que é o nível de liberdade que, como seres humanos nós possuímos: se você é uma pessoa casada, apesar de ser livre, você não pode ter relações sexuais  com outra pessoa porque está faltando com o compromisso que tem para com o seu marido, somos livres sim, mas assumindo compromissos devemos honrá-los, porque o princípio da fidelidade limita a liberdade. Você é habilitado e dirige automóvel, então pode dirigir qualquer automóvel e ir para onde quiser, tudo bem, isso é ser livre, mas mesmo sendo livre e mesmo sendo habilitado, você tem limitações como: não pode dirigir caminhão, não pode dirigir ônibus e até mesmo não pode a todos os lugares porque nem todos os lugares permitem a entrada de carro,

Como vê você é livre, mas tem limites para exercer a sua liberdade e deve considerar isso como sendo a liberdade que todos nós temos direito. Mas eu quero falar de outro aspecto da liberdade para quem tem o sentimento de que não tem liberdade e que os outros são obstáculos. Quero falar para quem está buscando a liberdade querendo romper com quem a impede, com quem ela tem lutado para conseguir ser livre. Você tem, de fato a liberdade dentro de si, mas como sempre, toda virtude, capacidade ou poder só se tornam vivos, existentes de fato e dom de uma pessoa quando ela sente que tem, quando exerce e quando dá a liberdade para os outros.

Só tem liberdade quem a dá para os outros porque essa é a única forma de se ser livre de verdade. Porém quem a quer revela justamente que não a tem e que, por isso, não a dá. Ter liberdade não é forçar a barra para ir aonde quiser, ter o que quiser, fazer o que quiser e falar o que quiser, não é isso, definitivamente. Ter liberdade é uma atitude de quem dá liberdade porque a vida é assim uma via de mão dupla, somente dando é que se recebe. E o sentimento de não ser livre revela haver ali uma pessoa que quer conduzir tudo, quer conduzir a vida dos outros, quer comandar cada ação do outro. Ela tem um olhar de lince e fica observando o que o outro está fazendo para dizer para ela como é que ela deve fazer e tudo tem que ser do jeito dela, sempre.

E fica querendo ouvir o que o outro diz para dizer para ele como se comportar que é sempre do jeito que ela se comporta, o modelo que ela quer que o outro seja. Pessoas controladoras tem sempre o sentimento de não serem livres, e elas estão sempre atraindo para o seu convívio pessoas que espelhem bem o que ela é. Se antes não gostava de casa porque o pai era controlador, agora não gosta do marido porque ele é controlador, mas ela não é capaz de perceber que todos só podem refletir para ela o que ela é e se ela quer ser livre dessas pessoas controladoras, terá que deixar de ser controladora. E não há outra forma de conseguir se libertar desse modelo.

E tudo o que fizer para conseguir liberdade a aprisionará ainda mais no mesmo modelo de controladores. E os que vierem a ela trarão a promessa de liberdade e ela se encantará com a promessa de liberdade, mas estará se vinculando a mais um controlador e estará entregando o controle de sua vida para ele. E como os níveis de energia se acumulam e crescem em poder, os últimos controladores que chegarem, mesmo com a falsa promessa de libertação, serão mais agressivos, mais violentos e serão aprisionadores implacáveis. Poderão ter voz aveludada, poderão gerar brilho nos olhos, mas são sedutores para construir cativeiros, para aprisionar os que estão em busca de liberdade. Se não usar a liberdade que está dentro para dar aos outros, você, nem ninguém poderá ter liberdade, nunca terá, por essa forma.

O ardil do aprisionador é te prometer a liberdade, é dizer que você é livre, que deve seguir por sua conta e risco, que é você por você e que “juntos vão construir essa liberdade”, traem-se pela linguagem, pela incoerência, mas mesmo assim vão conseguir enganar a quantos queiram ter liberdade a partir de propostas externas, a partir de modelos reversivos e coisas tão idiotas quanto. Dirão que você é invertido e dão foco à inversão, revelando o que são, condenam o combate à discriminação e combatem a personalidade. Eles mostram a incoerência deles.

Mas se você estiver cego, logicamente não verá isso. E mesmo que te mostrem você ignorará isso, porque você está destinada a ser escrava desses aprisionadores. Você mesma se entregará para ser escrava, porque você sente que não é livre. Condenam a personalidade e aumentam o foco sobre ela, dizendo combatê-la. Tudo o que fazem para te aprisionar é aumentar a força da sua personalidade dizendo combatê-la e ensinando a combatê-la, mas o que eles estão fazendo de verdade? Estão aumentando o sentimento da personalidade em você e te aprisionando mais ainda.